sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ata de Reunião

Em nossa ultima reunião do dia 21 de outubro Matheus nos fez refletir sobre um tema bastante delicado... "Não matarás" (Êxodo 20:13).

Antes de começar a dinâmica, nos foi perguntado quem ali presente realmente queria ser um cristão de verdade. Todos levantaram a mão confirmando que queriam. Dai então Matheus nos apresentou a seguinte situação:

“Um empresário muito rico chega para você e diz o seguinte: - Olha, eu tenho este aparelho aqui, que possui este botão vermelho... Caso você o aperte, um camponês chinês, de 90 anos, sem família, sem amigos, sem nada, morador de uma longínqua cabana em uma floresta na China, irá automaticamente morrer... Ninguém sentirá a falta deste homem, nunca irão encontrá-lo... Se você apertar o botão, ganha 10 milhões de dólares. Ninguém nunca saberá dessa nossa conversa nem do fato de você ter apertado o botão e você nunca mais me verá... Aperta ou não? “
A partir dessa situação nos foram feitas algumas perguntas como:
  • Você apertaria?
  •  Se por acaso sua mãe estivesse precisando exatamente daquela quantia para realizar uma operação da qual sem ela com certeza iria morrer... Você apertaria?
  • Se você não tivesse nada, exatamente nada para comer... Você apertaria?
Depois dessas perguntas todos os jovens mostraram o que realmente fariam e em seguida Matheus nos mostrou que devemos sempre ser cristãos em todas as circunstâncias, por mais que seja difícil, nunca devemos deixar de ser cristãos.

E então... Você sendo um cristão você apertaria o botão?
Responda nos comentários
Comentários
25 Comentários

25 comentários:

Italo Montargil disse...

* Você apertaria?
Claro que não.

* Se por acaso sua mãe estivesse precisando exatamente daquela quantia para realizar uma operação da qual sem ela com certeza iria morrer... Você apertaria?
Po, a vida de minha mãe que ta em jogo né? Em uma situação desse tipo apertaria sim, :/
* Se você não tivesse nada, exatamente nada para comer... Você apertaria?
Não, porque eu sei que na frente serei recompensado de alguma forma!

Matheus Santana disse...

@Po, a vida de minha mãe que ta em jogo né? Em uma situação desse tipo apertaria sim, :/

Assim você estaria deixando de ser cristão itinho.
Apesar de ser uma situação muito delicada, precisamos refletir.

marialais disse...

Você apertaria? Não.
Se por acaso sua mãe estivesse precisando exatamente daquela quantia para realizar uma operação da qual sem ela com certeza iria morrer... Você apertaria?
Também não, eu mataria alguém por meus pais caso fosse muito necessário e fosse um assalto e que eu vendo que posso fazer algo pra reverter. Com certeza eu faria mesmo sabendo que não estaria sendo um verdadeiro cristão.

Se você não tivesse nada, exatamente nada para comer... Você apertaria?
Não.

PEDRO RG disse...

Não, devemos ser cristãos sempre e como bons seguidores de Jesus temos que respeitar a vida do proximo independente de qualquer coisa. FÉ SEMRE...

Deus dará uma saida para os seus problemas.

Italo Montargil disse...

eu me coloquei la no lugar da pergunta. e assim, minha opnião nao muda, mais sei la. é minha mae po :/

Matheus Santana disse...

Parabéns Pedro. Realmente devemos ser cristãos em todas as circustâncias...

@Po, a vida de minha mãe que ta em jogo né? Em uma situação desse tipo apertaria sim, :/

Havia esquecido de comentar... Na verdade não é a só a vida de sua mãe que está em jogo e sim a vida de dois filhos de DEUS.

Não temos o direito de descidir sobre a vida de de ninguém. O único que pode escolher que morre e quem vive é Deus e ninguém mais.

Thays disse...

só apertaria se fosse o caso da minha mãe precisar muito.

Unknown disse...

acho que ñ apertaria pelo fato da ter que trabalhar ate mesmo com a coragem,tipo dependendo da situaçaõ,tipoo passaria tanta coisa pela cabeça, tipo éh uma vida pow que esta em jogo,sera que minha vida vale mais que a dele,coisa do genero éh uma situaçaõ delicada acho que vivendo aprenderiamos mais sobree a capacidade das circustâncias nas quais vivemos
acho que Deus somente Deus éh quem decide sobre a vida de cada ser! Mailly!

Mayne disse...

Se fosse a vida de minha mae q estive em risco ,apertaria sim. Agora, se ñ tivesse absolutamente nada para comer,ñ apertaria, porque ninguém morre de fome, como vcs presenciaram o caso dos mineiros q passaram num sei quantos dias naquele buraco e todos saíram bem graças a Deus,DEUS é MARAVILHOSO,devemos confiar nele SEMPRE.

marialais disse...

As pessoas morrem de fome sim, mas não apertaria o botão se estivesse com fome.

Unknown disse...

Não Mayne, tem gente qui Morre de fome sim Mas nesse caso e nem em caso NEM UM eu apertaria esse Botão. Acho assim qui dependente a qualquer coisa deveríamos respeitar o direito dos outros por mais qui fosse por minha mãe ou por meu pai se DEUS deu a vida aquele velhinho só ele pode tirar e enquanto a minha mãe e ao meu pai, lutar pra conseguir o que eles precisam.

Enderson Bruno disse...

Como eu disse na reunião em nenhuma das circunstâncias eu apertaria, pois não sou o dono da vida piorou da morte. Porém é um tema de ser refletido delicadamente, pois só saberiamos se iriamos apertar ou não se estivessemos passando por esta situação o momento, mas não acho errado quem se manifestou em dizer que apertaria o botão, por que nos foi perguntado se apertariamos ou não e simplesmente respondemos com nossas opniões. Pois cada um tem uma forma de pensar e agir.

Unknown disse...

- Tiipõo Ashoo que nao apertariaa porquee
Cristaos de verdade , nao quebraria o mandamento
" Naoo Matarás " porque nessa situaçao sendo a mae e o velhinho è um ser humano que nao deve ser morto por motivo nenhun - entaoo poo nao apertaria porque ten a possibilidade de conseguior dinheiro e ajudar a mae e deishar que o velhinho continue vivo e feliz sen a morte
entaoo nao apertaria o botaoo

Johanna Ávila disse...

O campones por mais isolado que esteja deve ser importante a alguem aqui na Terra. Em momento algum eu apertaria. No caso de minha mãe precisar do dinheiro, pensaria muito em apertar, mais acredito que nao apertaria. Outras maneiras existem para que eu consiga o dinheiro da operação de minha mãe. É complicado, so vivendo a situação eu poderia dizer a minha real decisão.

Unknown disse...

eu apertaria sem pensar duas vezes!!
@ presciso comer , tem uma vida em jogo i essa vida é importante pra mim!!

Enderson Bruno disse...

Gonó, vc não é dono da vida, saiba que Deus é misericordia mas também é justiça, vc apertaria o botão e como recompença receberia em seguida a morte da sua mãe, não como vingança de Deus, mas como prova que só ele pode decidir quem vive e quem morre.

Italo Montargil disse...

Corrigindo maynne, os mineiros soterrados receberam mantimentos para se manterem, :D E fico feliz de o movimento ter aumentado aqui :D

Enderson Bruno disse...

Isso Italo que eu ia dizer, Mayne basta que vc pesquise sobre a Africa, que vc ira vê que muitas crianças e idosos morrem por dia de fome naquele continente. Temas como este é muito importante para ser debatido

Enderson Bruno disse...

Gostaria de criar outra situação, se não fosse sua mãe que necessitasse do dinheiro, mas sim um viznho seu de 18 anos, que vc não gosta muito, vc mataria o velhinho para salvar a vida daquele jovem que vc odeia?

Unknown disse...

oque guinho flw.. é cert0 so que somos humanos
sujeitos a falhas
nos humanos pensamos mais no material do que nos outros
nos agirmos por impulso
flwww....
vamos debater mais ta massa@@@@@@@@@@@@@

Enderson Bruno disse...

É isso que falei, nós dizemos que não apertamos, pq não estamos vivendo esta situação.

Italo Montargil disse...

Gostaria de criar outra situação, se não fosse sua mãe que necessitasse do dinheiro, mas sim um viznho seu de 18 anos, que vc não gosta muito, vc mataria o velhinho para salvar a vida daquele jovem que vc odeia?

Rapaz, naao apertaria nao viu, apertaria no caso da minha mae porq é mãe, me criou e tudo que falei la em cima :D

Enderson Bruno disse...

Porém não deixa de ser um ser humano como a sua mãe, lembre - se como vc iria sofrer se perdesse sua mãe, a familia do jovem também iria sofrer pela perda do mesmo, não me lembro quem, mas alguém comentou dizendo que o verdadeiro cristão segue o mandamento "não matarás", porém não segue o mais importante "Amai ao teu irmão como a ti mesmo".

Rafa disse...

MINHA FAMILIA MINHA VIDA, acho que hesitaria... Mais apertaria :S

Bela Teen disse...

Ja pararam pra pensar que ok a vida da minha mãe ta em jogo e oqe eu preciso fazer é apertar um botão e descaradamente decidir pela vida do meu irmão. Um hesito,penso,choro, mais acabo por apertar o botão a felicidade pela minha mãe anula a tristeza pago e ela faz a bendita cirurgia que supostamente a salvará. No entanto algo dá errado e o pior acontece com a minha mãe, tendo em vista tudo isso terá adiantado eu tomar o lugar de Deus decidindo pela vida de alguém ?
Pra todos os piores males, o que nos resta e nos debruçar nos braços de Deus, boa ou talvez ruim ele sabe de todas as coisas!
:D

Postar um comentário

Compartilhe o seu conhecimento e experiências conosco. Por favor, evite utilizar termos que possa ofender alguém ou algo. Que Deus lhe abençoe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...